sábado, 31 de dezembro de 2011

ARTES VISUAIS

A LINGUAGEM VISUAL

A imagem visual Os elementos da linguagem visual Combinando os elementos da linguagem visual.
Todo dia vemos muitas coisas ao nosso redor: a rua onde moramos, nossa casa, a escola, o parque. Também podemos conhecer lugares onde nunca estivemos, por meio de revistas, de foto­grafias, da televisão ou do cinema, que nos mostram cenas que ocorreram há muito tempo, ou que estão acontecendo neste exato momento a milhares de quilômetros. Podemos ver quadros ou desenhos feitos por artistas que viveram há muitos anos e saber como as pessoas daquela época viviam ou se vestiam.
Vivemos em um mundo de imagens, com muitas informações que percebemos pela visão, e conhecê-las pode nos ajudar a compreender melhor o mundo à nossa volta. Os desenhos, pinturas ou fotografias não são as coisas reais, mas imagens com formas criadas pelas pessoas. Um desenho ou uma pintura são feitos por linhas, texturas e cores sobre uma superfície, por exemplo um papel. Por meio deles podemos criar formas de objetos, pessoas ou animais e também expressar nossos sentimentos e nossas ideias sobre as coisas.





A IMAGEM VISUAL

Com os olhos identificamos coisas do nosso mundo. Por exemplo, caminhamos pela rua olhando ao nosso redor e observamos o lugar onde estamos: as casas, as cores das paredes, os telhados, os outdoors, as árvores. Olhando essas coisas, é possível perceber detalhes desse local que são diferentes dos de outros locais que conhecemos ou vimos em uma fotografia. Podemos também reconhecer alguém olhando sua foto ou caricatura.
Quando olhamos algo ou nos recordamos de alguma coisa, forma-se uma imagem em nossa mente. Mas também existem imagens que são produzidas, como as fotografias e os desenhos. Essas imagens construídas podem ou não ser parecidas com as coisas ou pessoas que elas representam.
As imagens visuais são constituídas por formas, cores, linhas, pontos, que percebemos pela visão), mas dependem da luz e da nossa experiência. Por exemplo, conseguimos ver a cor verde-clara das folhas da árvore durante o dia, mas em uma noite bem escura já não é possível perceber essa cor. Também podemos imaginar a cor verde-clara se a tivermos conhecido antes.
Há milhares de anos as pessoas fazem imagens que representam o mundo que as rodeia, utilizando diferentes materiais, técnicas e formas de expressão. Atualmente existem as imagens que também podem ser feitas utilizando-se meios tecnológicos, como a câmera fotográfica e a filmadora.





Fonte: Aprendendo Arte (Conteúdos essências para o Ensino Fundamental)
César Coll e Ana Teberosky