Os plásticos são artefatos fabricados a partir de resinas (polímeros), geralmente sintéticas e derivadas do petróleo.
Quando o lixo é depositado em lixões, os problemas principais relacionados ao material plástico provêm da queima indevida. Quando a disposição é feita em aterros, os plásticos dificultam sua compactação e prejudicam a decomposição dos materiais biologicamente degradáveis, pois criam camadas impermeáveis que afetam as trocas de líquidos e gases gerados no processo de biodegradação da matéria orgânica.
O problema é que o plástico é produzido do petróleo, um combustível fóssil não- renovável (um dia acaba), altamente poluente quando queimado ou derramado, e tóxico, quando inalado ou ingerido. Como agravante, a biodegradabilidade da maioria dos plásticos é muito lenta. Uma garrafa PET, por exemplo, leva cerca de 500 anos para se desintegrar na natureza. Por isso, enquanto não inventam um material para substituí-lo, é muito importante reciclá-lo.
Sendo assim, sua remoção, redução ou eliminação do lixo são metas que devem ser perseguidas com todo o empenho. A separação de plásticos do restante do lixo traz uma série de benefícios à sociedade, como, por exemplo, o aumento da vida útil dos aterros, geração de empregos, economia de energia, etc.
FOTOGRAFIAS DE MATERIASI RECICLADOS FEITAS COM EMBALEGENS PLÁSTICOS.
Tecnica de pintura marmorizada feita por Eu.
SACOLAS:
PEÇAS DE ROUPAS:
AVENTAÍS E MUCHILAS:
ESTOJOS PARA LÁPIS FEITO COM EMBALAGENS DE CAIXINHA DE CAFÉ
Nenhum comentário:
Postar um comentário