segunda-feira, 26 de março de 2012

A Arte em Papel Machê.

Fonte: Wikipédia.


Palavra originada do francês papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado, é uma massa feita com papel picado embebido na água, coado e depois misturado com cola e farinha de trigo. Com esta massa é possível moldar objetos em diferentes formatos, utilitários ou decorativos.
A massa deve ser usada no máximo de um dia para outro mas, se guardada em um pote plástico na geladeira, ela pode ser conservada por meses.


A arte do papel machê se desenvolveu na China, por volta de dois séculos antes de Cristo, e também em regiões das antigas Pérsia e Índia.
Na Europa, o papel machê foi utilizado para criar objetos decorativos primeiramente na França e depois na Inglaterra. Na Itália, a massa era utilizada na e execução das famosas máscaras do Carnaval, em Veneza. Na Noruega foi construída uma igreja toda feita em papel machê, e que durou 37 anos em ótimas condições, tendo sido demolida posteriormente.


Como preparar a Massa do papel machê:
§                    Água;
§                    Bacia e um balde;
§                    Peneira ou escorredor;
§                    Liquidificador;
§                    100 g de cola branca (ou mais, dependendo da quantidade de papel que você vai produzir);
§                    Farinha de trigo sem fermento;
§                    Uma xícara pequena de vinagre - opcional.

Modo de Preparo: 
O papel deve ser picado e deixado de molho até amolecer. No dia seguinte, coloca água no liquidificador de água e colocar um pouco do papel, na proporção de mais ou menos três partes de água para uma parte de papel. Bater por dez segundos, desligar, esperar um minuto e bater novamente por mais dez segundos. Depois, despejar a massa numa peneira e espremer até sair todo o excesso de água. Esfarelar a massa e espalhar numa bacia, misturar a cola branca, o vinagre e a farinha de trigo, até ficar uma massa homogênea.
A cola de polvilho é feita cozinhando numa panela, em fogo baixo, duas colheres de sopa polvilho com água suficiente, para engrossar como um mingau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário