sábado, 8 de outubro de 2011

ARTESANATO

 
Desde os tempos mais remotos o homem utiliza suas màos para confeccionar objetos, transformando a natureza e criando sua própria sobrevivência. Tão antigo quanto a humanidade, o artesanato surgiu, então, como pura ação criadora, busca constante de necessidades utilitárias, estéticas, transcendentais...
Somente durante o período medieval a atividade artesanal adquiriu papel sócio-econômico e político, definindo-se como regime de trabalho tão característico daquela época. Com o advento da industrialização o sistema de produção artesanal perdeu seu status corporativo-organizacional, mas continuou mantendo sua importância sócio-econômica de sempre. Enquanto reúne as diferentes técnicas manuais, lá onde não comporta a mecanização, o trabalho artesanal passou a significar habilidade criativa em oposição aos modelos repetitivos da padronização industrial.

 
EDITORIA DO BAZAR&CIA

O artesanato pode ser entendido como oportunidade para a pessoa se expressar e descobrir as próprias aptidões; chance de autoconhecimento e valorização das manifestações artísticas. Com o artesanato, é possível desenvolver habilidades com as mãos e, principalmente, com o cérebro, dando lugar à criatividade através de diversos materiais, técnicas e procedimentos. Por ter forte apelo econômico, a atividade pode, ainda, gerar emprego e renda.

Teresina 19/06/2001, Jornal meio Norte

















Nenhum comentário:

Postar um comentário