terça-feira, 18 de outubro de 2011

FAÇA VOCÊ MESMO

Desenho com água sanitária
Material: papel branco, anilina, água sanitária, pincel, palitos ou cotonetes
Técnica: com um pincel, cobrir toda a superfície do papel branco com anilina, - usando uma ou mais cores em tons fortes. Deixar secar e desenhar com palito ou cotonete molhado em água sanitária sobre o papel colorido.


 Pintura com canudos
Material: papel comum, cartolina, ofício, canudos de plástico, bambu ou mamoeiro, guache em cores variadas (de preferência um pouco rala).
Técnica: pingar várias cores de tintas sobre o papel e soprar as gotas rapidamente com o canudo, espalhando a tinta.


Pintura Esponjada
Material:papel branco, esponja, guache (pouco diluído).
Técnica: molhar a esponja no guache e bater no papel misturando várias corei deixar secar.

Monotipia com Guache
Material: guache de cores variadas, placa de vidro, plástico, fórmica, azulejo, ou papel 40 quilos,
pincéis.
Técnica: pintar livremente sobre a superfície do papel, vidro ou fórmica. A pintura feita rapidamente, para não secar. Com a tinta ainda molhada, cobrir com a folha de papel e pressionar com a mão, obtendo assim a impressão da pintura no papel.




Pintura com Escova
Material: papel ofício, cartolina, tinta de várias cores, que pode ser guache tinta para artesanato ou tinta para tecido, escova de pés.
Técnica: passar um pouquinho de tinta na escova, aos poucos, de modo que fique uma cor forte. Colocar sobre o papel folhas prensadas ou recorte de papel ou papelão, proceder a pintura do seguinte modo:passar a tinta sobre a escova uma ou várias cores, com um pincel ou um palito esfregar nas cerdas da escova até que o papel fique bem pingado, e ponha para secar a tinta.




Vitral com Pinturas Sopradas
Material: Papel branco (ofício), nanquim ou guache, canudo, lápis de cera
Técnica: Respingar gotas de nanquim sobre o papel branco e ir soprando. Deixar secar. Colorir as áreas tomadas pelo encontro das estrias do nanquim com lápis de cera usando cores variadas e vivas.




Desenho Raspado
Material:L ápis de cera (cores contrastantes), Palito, Pincel, tinta para artesanato ou guache
Técnica: Cobrir todo o papel com lápis de cera bem forte (1ª camada). Depois, cobrir com outra cor bem contrastante usando lápis de cera (2ª camada), tinta para artesanato ou guache, em seguida, desenhar livremente raspando o papel com a ponta do palito ou com fundo do cabo do pincel.




Fonte dos Textos: Educação Artisitica no Cotidiano Escolar VOL 4.



3 comentários:

  1. Seu blog é muito bonito, cheio de ideias e sugestões criativas! Parabéns! Já nos tornamos seus seguidores! Abraços, equipe da AMA-PI

    ResponderExcluir
  2. Manoel adorei seu blog! pode apostar q vou indicar para todos.Visitei assim q vc me deu o endereço.Já adotei nos meus sites fsvoritos e vou tá sempre por aqui olhando uma ideias para as minhas aulas de arte.Parabéns! e sucesso.Poste sempre mais novidades! Nós agradecemos.Ah! Me tornei sua seguidora também!e sempre q aparecer deixarei um comentário.Abraços. Ceiça Costa

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog Manoel, adoro trabalhar Artes com minha turma da educação infantil e as técnicas postadas serão todas aproveitadas por mim obrigada!

    ResponderExcluir