quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Brincadeiras Infatins

Quem já foi criança conhece as brincadeiras de pega-pega, pular corda, amarelinha e histórias de conto como a da bruxa venenosa. Essas brincadeiras que tratam do mundo imaginário infantil são importantes para o aprendizado e manifestam o contato direto com hábitos e valores sociais.

O que parece uma simples brincadeira é a forma mais direta de transmitir conhecimento de uma geração a outra. “As brincadeiras têm uma função importante de mediar o faz de conta com a realidade, de forma lúdica, e assim aprender brincando”, explica a tutora de educação física do Portal Educação, Bruna Morais.

A escola tem papel fundamental nesse processo. Reunidos em grupos podem exercitar, tomar decisões e fazer descobertas emocionais e físicas. A sala de aula e os cômodos da escola auxiliam nos exercícios. Caso os alunos estejam em férias, os pais podem ajudar promovendo brincadeiras entre os amigos, vizinhos ou parentes.

Segundo a educadora física, muitas crianças não têm noção da importância das atividades “por isso a importância de oferecer essas atividades (brincadeiras) nas escolas”, salienta a tutora Morais.


Abaixo algumas dessas brincadeiras:




Nenhum comentário:

Postar um comentário